SENSEI ENJO STAHEL
Monge do Templo Taikanji e da Casa Taikanji
MONGE ENJO SENSEI
Nascido em São Paulo capital, Zengetsu Enjo Sensei começou seu treinamento monástico em 1995 sob a orientação da Monja Coen Roshi e o Shozan Sensei, no Templo Busshinji em São Paulo.
Em 1998 foi o primeiro brasileiro e estrangeiro admitido para o treinamento monástico formal (shugyo) no tradicional e rigoroso mosteiro de Sojiji, um dos dois mosteiros sede da escola Soto Zen, em Yokohama, Japão.
De 2000 a 2002 praticou intensivamente Zazen e Seshins com o conceituado mestre Harada Tangen Roshi, no mosteiro de Bukkokuji, em Obama, Japão.
Em 2003 recebeu a Transmissão do Dharma de Junnyu Kuroda Roshi, irmão de Maezumi Roshi e abade do Templo Kirigayaji em Tóquio.
Ao longo do seu treinamento monástico, em visitas aos templos e mosteiros de Kyoto, também teve contato com a estética dos jardins zen e com técnicas de bioconstrução, estudando posteriormente paisagismo e tsuchi kabe com o famoso Monge e Paisagista Shunmyo Masuno.
Desde 2002 vive entre o Templo Taikanji, em Pedra Bela, onde regularmente promove retiros de silêncio e meditação zen, e Bragança Paulista, onde orienta grupos de meditação, atende a comunidade budista, realizando cerimonias memoriais e casamentos, e atua como paisagista.
Conheça mais sobre o trabalho do Monge Enjo como paisagista, o Zen Garden Design, clicando aqui.